top of page
  • RITIDOPLASTIA – FACELIFT

  • BLEFAROPLASTIA

  • RINOPLASTIA

  • OTOPLASTIA

  • MENTOPLASTIA

  • MAMAPLASTIA DE AUMENTO

  • MASTOPEXIA

  • MAMAPLASTIA REDUTORA

  • GINECOMASTIA

  • LIPOASPIRAÇÃO

  • ABDOMINOPLASTIA E SUAS VARIANTES

  • CIRURGIA ÍNTIMA

  • PREENCHIMENTOS

  • TOXINA BOTULÍNICA

PROCEDIMENTOS

    A Clínica Scopel oferece uma gama de procedimentos para tratamento de diferentes áreas corporais, dependendo da indicação individualizada a cada paciente. Todas nossas cirurgias são realizadas em Hospital. Confira abaixo a lista de opções e role a página para saber mais detalhes sobre cada um deles.

RITIDOPLASTIA – FACELIFT

        O objetivo da cirurgia é o rejuvenescimento possível, a busca do aspecto facial do passado, sem cicatrizes aparentes ou quaisquer distorções de forma ou simetria. O envelhecimento precoce facial é caracterizado pela flacidez da pele, dos músculos e ligamentos da face, e pelo descenso das estruturas superficiais e profundas por ação da gravidade.

     Nada substitui a cirurgia, quando corretamente indicada. Um bom e experiente profissional sabe examinar e ouvir o/a paciente e fazer o correto diagnóstico que levará à indicação cirúrgica, para que o rejuvenescimento natural seja alcançado. O ideal é que tratemos de forma leve e sutil os sinais de envelhecimento assim que eles começam a se acentuar, evitando portanto seu acúmulo e agravamento.

    A cirurgia é realizada em centro cirúrgico apropriado e acompanhada por um experiente anestesista que fará com que não haja dor e sim sonolência e amnésia. Podendo ser feita sob sedação e anestesia local, ou anestesia geral para casos selecionados. Consiste em acessar através de cuidadosas incisões, em regiões muito pouco aparentes, os ligamentos, músculos e gorduras faciais, recolocando-os em suas posições originais, promovendo a volta ao aspecto normal, persistindo os resultados por cerca de 8-10 anos. Após este período, pode ser necessário um refrescamento de intensidade menor à cirurgia primária.

      O procedimento dura aproximadamente 180 minutos, após os quais o/a paciente será encaminhado para a sala de recuperação por algumas horas. Na sequência, é encaminhado ao quarto de internação onde permanecerá por 24hs em convívio com seus familiares. Após três avaliações pela equipe médica, o paciente recebe alta para domicílio com orientações.

     Nos primeiros três dias haverá edema e equimose na face, variáveis para cada paciente, mas não haverá dor. A retirada dos pontos, que também é indolor, terá início em torno do sétimo dia e término ao décimo quinto, quando a maioria retorna às suas atividades normais. Aos dois meses de pós-operatório, aproximadamente, o resultado definitivo será alcançado, sem cicatrizes visíveis.

PÁLPEBRAS - BLEFAROPLASTIA

   Este procedimento trata o excesso de pele, flacidez, mau posicionamento do músculo e projeção das bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores. Estas alterações funcionais e estéticas provocam um aspecto cansado, envelhecido e podem interferir em seu campo visual. A cirurgia tem o objetivo de restaurar a função e aparência normais da região circunscrita às órbitas. Normalmente é feita em conjunto com o lifting facial.   

A cirurgia é realizada em centro cirúrgico apropriado e acompanhada por um experiente anestesista que fará com que não haja dor, mas sonolência e amnésia. Para ressecção dos excessos de pele, músculo e gordura serão feitas incisões nos sulcos palpebrais superiores e justa-ciliares nas pálpebras inferiores, de tal maneira que as cicatrizes resultantes fiquem inaparentes e o resultado seja natural.

   O procedimento dura aproximadamente 90 minutos, depois disto, o/a paciente permanecerá em sala de recuperação por cerca de duas horas, com acompanhamento de enfermagem especializada. Os olhos não são fechados por curativo, apenas uma gaze úmida é colocada para conforto e pode ser facilmente mobilizada pelo/a próprio paciente. A alta para a sua residência ocorre como sua baixa, deambulando, enxergando e sem dor.

   Nos primeiros três dias haverá edema e equimose na área palpebral, variáveis para cada paciente, mas não haverá dor. Muitos pacientes retornam ao trabalho com quatro dias. A retirada dos pontos, que também não é dolorosa, será feita em torno do sexto dia, quando é usual o retorno às atividades habituais. Aos dois meses de pós-operatório, o resultado definitivo será alcançado, sem cicatrizes visíveis. O objetivo da cirurgia é o rejuvenescimento possível, voltando ao mesmo aspecto palpebral possuído no passado, sem cicatrizes aparentes ou quaisquer distorções de forma ou simetria do olhar.

NARIZ - RINOPLASTIA

   A harmonia, equilíbrio, beleza e naturalidade da face dependem muito da forma do nariz, por ser sua estrutura central e principal. Um detalhe do nariz pode comprometer todo o rosto. Os defeitos nasais mais comuns costumam ser o volume exagerado no dorso, o alargamento, os desvios laterais, o comprimento exagerado e as alterações de forma e volume das cartilagens da ponta e das narinas.   

    Na consulta pré-operatória o médico escuta as queixas do paciente e o examina detalhadamente para fazer o diagnóstico correto, investigando também a presença de outras alterações funcionais respiratórias. Fotografias são retiradas e utilizadas para um correto entendimento do resultado a ser alcançado. Avalia-se a necessidade de tratamento funcional (desvio de septo, hipertrofia de cornetos, etc.) e associação de mentoplastia (perfiloplastia) ao procedimento.

   O procedimento é feito sob anestesia é geral e com duração entre 90 e 120 minutos. A técnica cirúrgica depende das necessidades de cada tratamento. Podendo ser aberta (exorinoplastia estruturada) ou fechada (endorinoplastia reducional). Após a cirurgia, o paciente fica em observação por 2 horas e recebe alta para seu domicílio. Utilizamos uma proteção no dorso nasal por uma semana e micropores até completar 15 dias. Tamponamentos nasais não são nossa rotina.

   Inchaço e equimoses (roxos) são comuns nas pálpebras inferiores e também uma dificuldade de respiração nasal, semelhante a um resfriado forte, que é minimizada pelo uso de descongestionantes nasais e lavagem com soro fisiológico spray. Os pacientes não se queixam de dor. Após uma semana, com a retirada do molde externo, o paciente já pode perceber seu resultado, mas o definitivo só aparecerá depois da absorção de todo o edema e amadurecimento cicatricial interno, que pode levar de 6 meses a 1 ano.

   O essencial nesta cirurgia reside em simplesmente não modificar o que há de normal no nariz, e ter a habilidade de corrigir o que está errado. Escolher ou pretender um nariz aleatório, de outra pessoa, é um equívoco. Depois de conviver anos com seu nariz e sua face, todo o paciente tem uma ideia precisa do que gostaria como resultado. A habilidade artística do cirurgião está na correta percepção e execução disto.

QUEIXO - MENTOPLASTIA

   A harmonia da face depende da posição e tamanho correto de diferentes estruturas. A análise do queixo não deve ser feita isoladamente, pois faz parte de um todo. Sua relação com o nariz é muito importante.

    A cirurgia de mentoplastia é na maioria das vezes feita por indicação do cirurgião plástico, conjuntamente com outro procedimento. Isto porque, na maioria das vezes, o paciente não percebe a falta de harmonia que o olhar treinado e sensível do cirurgião capta. Quando indicada juntamente com a cirurgia de nariz, é chamada de perfiloplastia.


   Para casos leves e moderados de queixo pequeno, a inclusão de material aloplástico é uma boa indicação. Nos casos mais severos, a avaliação ortognática deve ser feita. Sempre lembrando que a ortodontia é um elemento importante.


   Em nossa rotina utilizamos implantes de silicone ou lipoenxerto (gordura) do próprio paciente. A anestesia pode ser local com sedação ou geral, se associada a rinoplastia. O implante é colocado através de uma incisão no sulco existente entre a arcada dentária e o lábio inferior, por dentro da boca. O procedimento dura em torno de 30 minutos.
 

   No pós-operatório é mantido um curativo externo de micropore e são prescritos higiene com antisséptico bucal, analgésicos e antibióticos.


   A mentoplastia de aumento é um procedimento de baixa morbidade e que traz resultados altamente gratificantes, pois tem um papel singular quando se deseja atingir resultados harmônicos na face.

ORELHAS - OTOPLASTIA

   As orelhas abertas ou em abano não precisam ser corrigidas em tamanho, simplesmente estão ausentes as dobras normais que permitem um ângulo apropriado com a cabeça. É recomendada a sua correção a partir dos 7 anos, para evitar os constrangimentos comuns na escola, causadores de complexos de inferioridade.

   Os pais devem ficar atentos aos sentimentos de seus filhos em relação às suas orelhas proeminentes e esperar que manifestem sua inconformidade e vontade de corrigi-las. As crianças, sentindo-se desconfortáveis com esta alteração e desejando a cirurgia, serão mais cooperativas durante o procedimento e mais felizes com o resultado.

 

   A cirurgia é ambulatorial, a anestesia usualmente é local, durando cerca de 90 minutos. A técnica consiste em fazer uma pequena incisão no sulco atrás da orelha, através do qual é esculpida a cartilagem auricular, para “quebrar a mola”, fazendo-a adquirir o formato desejado. Um capacete de atadura é colocado ao término da cirurgia e mantido até completar 24hs, sendo removido em consultório pelo médico. 


   Recomendamos o uso de uma faixa elástica de proteção somente para dormir. Sempre existe um pouco de edema e equimoses iniciais. A volta às atividades normais se dá no dia subsequente, os pontos devem ser removidos em 15-20 dias e os esportes evitados por 30 dias. O resultado já é percebido imediatamente e o objetivo não é alcançar a perfeita simetria, pois as orelhas normais apresentam pequenas diferenças entre si que não devem ser corrigidas. A aparência definitiva é alcançada um mês após.
   

   Embora a correção precoce seja indicada, a cirurgia evidentemente pode ser feita com mais idade. Trata-se de um procedimento simples, mas delicado. Como toda a cirurgia plástica, se bem executada por um cirurgião experiente, a otoplastia traz ao paciente o aspecto normal que permite a aceitação de si mesmo e a naturalidade em sua vida de relação com seus semelhantes.

MAMAPLASTIA DE AUMENTO

   O pouco volume de glândula mamária determina grande constrangimento e pode gerar uma série de complexos. A cirurgia de colocação de implantes de silicone para aumento das mamas atingiu uma tal excelência de resultados nos dias atuais que a transformaram numa das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. O procedimento evoluiu e as complicações reduziram-se a um nível muito baixo, graças à qualidade dos implantes disponíveis e à mínima agressividade da técnica cirúrgica atual.

   Existem diversos tipos de implantes no mercado, com diferentes projeções, formas e revestimentos assim como, diferentes técnicas de abordagem e tratamento do tecido mamário. 


   Em consulta inicial, além da atenção aos pedidos da paciente sobre o tamanho de sua preferência, são avaliados a textura e elasticidade da pele; a quantidade de glândula mamária e gordura pré-existentes; a presença ou não de assimetrias de volume, forma ou posição; o tamanho das aréolas; o desenho da parede anterior do tórax e as dimensões das cinturas escapular e pélvica; e a altura e biotipo da paciente. 


   Na escolha do implante preferencial, é ponderado que a escolha de um tamanho proporcional às dimensões da paciente previna o aparecimento de estrias e a queda acentuada posterior das mamas. O resultado deve procurar a beleza da normalidade e não a aparência de quem foi nitidamente operada. Claro que o desejo da paciente deve ser levado em consideração, mas é o somatório desta vontade com a experiência e julgamento do cirurgião que serão os determinantes na escolha dos implantes.


   Realizamos a Mamoplastia de Aumento de Recuperação Rápida em Dual Plane, assim como a técnica subglandular tradicional. A anestesia é sempre geral, por seu conforto e segurança. O tempo de cirurgia é em média de 80 minutos, com a paciente permanecendo em sala de recuperação por 2 horas com alta para sua residência na sequência. Quanto à liberação dos movimentos de braços e retorno às atividades laborais, depende da técnica empregada.


   A cirurgia de aumento mamário proporciona um dos resultados mais gratificantes e imediatos da Cirurgia Plástica, pois é possível alcançar toda a elegância e equilíbrio físico quando este complemento é corretamente escolhido.

MASTOPEXIA - FLACIDEZ MAMÁRIA

   Ao longo dos anos, fatores como gestações, amamentações, aumento e diminuição de peso e a força da gravidade, cobram tributo das mamas femininas. Há perda da elasticidade da pele e os seios perdem sua forma, conteúdo e firmeza, fatores geradores de grande constrangimento. A normalidade de nosso físico é muito importante para nos sentirmos bem conosco mesmos e em nossa vida de relação.

   Nestes casos, mastopexia é a única solução, associada ou não à colocação de implantes de silicone quando a quantidade de glândula é insuficiente.

   

   Em consulta médica é discutida com a paciente a técnica que será praticada e seus resultados possíveis, desenhando e explicando como e o que será feito na cirurgia. 
 

   Normalmente é uma cirurgia feita em duas a três horas, sob anestesia geral. Há necessidade de permanência em sala de recuperação com enfermagem especializada por cerca de duas horas, podendo depois a paciente ir para sua residência ou permanecer por 24hs de internação.
 

   Conforme o excesso de pele existente há necessidade de uma maior ou menor incisão, resultando cicatrizes proporcionais. Provavelmente haverá uma incisão circular periareolar para recolocar as aréolas em suas posições corretas e corrigir seu diâmetro. As outras incisões são sempre feitas na parte inferior dos seios, numa linha vertical, em forma de um T invertido. Quando a quantidade de tecido glandular é insuficiente, adicionam-se implantes de silicone do tamanho apropriado que auxiliam na forma e projeção das mamas. Não há dor no pós-operatório, mas há uma limitação de movimento dos braços, sendo aconselhável não dirigir por cerca de quinze dias, quando as pacientes costumam voltar às suas atividades normais.
 

   Os pontos são usualmente retirados com 7 e 14 dias e as cicatrizes resultantes, embora sejam colocadas em lugares estratégicos, são aparentes nos primeiros meses, mas costumam ficar inconspícuas em um ano. A sensibilidade dos mamilos pode ficar comprometida inicialmente, mas volta à normalidade ao longo dos meses. 

MAMAPLASTIA REDUTORA - REDUÇÃO MAMÁRIA

   O tamanho exagerado das mamas determina constrangimentos, dores, afecções cutâneas e importantes alterações da coluna vertebral. A hipertrofia mamária juvenil é causadora de complexos e pode ser corrigida a partir dos 17 anos de idade. A normalidade de nosso físico é essencial para nos sentirmos bem conosco mesmos e em nossa vida de relação. As mamas grandes demais dão a impressão de obesidade e sua redução a um tamanho normal traz a imediata aparência elegante.

   A cirurgia plástica possui técnicas consagradas com indicações precípuas para cada caso. Após uma boa consulta, em que é discutida com a paciente a técnica que será praticada e esclarecidos os resultados possíveis, são solicitados exames laboratoriais de rotina e uma consulta com o anestesista.

   Normalmente é uma cirurgia feita em 3 horas, sob anestesia geral. após os quais o/a paciente será encaminhado para a sala de recuperação por algumas horas. Na sequência, é encaminhado ao quarto de internação onde permanecerá por 24hs em convívio com seus familiares. Após três avaliações pela equipe médica, a paciente recebe alta para domicílio com orientações.

Realizamos este procedimento sempre por técnica que resulta em cicatrizes ao redor das aréolas, em vertical da mama e no sulco submamário (T invertido).

   A dor no pós-operatório é mínima ou nula e facilmente controlada com os analgésicos simples. Mantemos uma limitação relativa de movimento dos braços, sendo aconselhável não dirigir por cerca de quinze dias, quando as pacientes costumam voltar às suas atividades normais.

Os pontos são usualmente retirados com 7 e 14 dias e as cicatrizes resultantes, embora sejam colocadas em lugares estratégicos, são aparentes nos primeiros meses, mas costumam ficar inconspícuas em um ano. A sensibilidade das aréolas pode ficar comprometida inicialmente, mas volta à normalidade ao longo dos meses.

 

   Os resultados costumam ser muito compensadores e permanentes, dependendo da elasticidade da pele e da manutenção do peso normal, mas o impacto maior está na liberdade que este procedimento oferece à paciente, permitindo exercícios físicos, vestimentas antes impossíveis e o convívio normal entre seus pares.

GINECOMASTIA - MAMAS EM HOMENS

   É a alteração mamária no sexo masculino, representada por aumento do volume mamário. Ocorre principalmente nas fases de maiores alterações hormonais, por isto é mais comum na adolescência, período em que ocasiona uma série de transtornos psicológicos.

   Drogas podem interferir nos níveis hormonais, neste caso, os anabolizantes são um dos responsáveis, principalmente com o aumento do seu uso atualmente. Algumas patologias e medicamentos também podem causar ginecomastia, razão na qual ela deve ser sempre avaliada por um médico.

   

   Existe a falsa ginecomastia, representada pelo aumento de gordura na região peitoral, relacionada com obesidade ou oscilações de peso. Esta pode ser tratada com redução de peso e lipoaspiração local.
 

   Para os casos em que existe uma causa básica, esta deve ser tratada. Naqueles em que a terapêutica clínica não surtiu efeito, a cirurgia está indicada. A cirurgia varia conforme a necessidade de cada caso, podendo variar de retirada simples da glândula, lipoaspiração ou associação destas. Em alguns casos, a ressecção do excesso de pele simultânea, pode ser necessária.

   

   Pode ser feita com anestesia local e sedação, mas comumente faz-se anestesia geral. A alta é no mesmo dia ou no dia seguinte, com analgésicos prescritos. Retorno às atividades em 3 a 7 dias e retirada dos pontos em 7 a 10 dias. Exercícios dos membros superiores não são recomendáveis por um mês.

LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA

   Procedimento que remove células de gordura (adipócitos) através de aspiração à vácuo. Desta forma, trata áreas específicas reduzindo a concentração de gordura naquele local.

   Não serve como um procedimento de emagrecimento. Bem pelo contrário, pacientes que encontram-se acima do peso (IMC>27), são aconselhadas a atingir seu peso ideal antes da cirurgia.  

   A qualidade do corpo, pele, volume gorduroso, também são determinantes para o tipo de resultado possível de se obter. Pacientes em peso ideal, praticantes de exercícios físicos, com musculatura mais desenvolvida, são candidatas a lipoaspiração com maior definição, marcando mais relevos musculares. Já pacientes com maior acúmulo gorduroso e pouca definição muscular, se beneficiam de lipoaspiração de baixa definição, buscando mais contorno e curvas, como afinamento da cintura.
 

   A lipoescultura é termo utilizado para procedimentos que além de remoção da gordura, esta é usada como enxerto em áreas de pouca definição, a mais comum é a região glútea. Desta forma, além de esculpir as áreas ao redor, reduzindo volume e definindo curvas, adicionamos volume em outras, obtendo maior destaque nas formas e contornos.
 

   Uma boa consulta pré-operatória leva a um correto diagnóstico e à precisa indicação, com o entendimento necessário por parte do paciente dos resultados possíveis. A cirurgia consiste na feitura de mínimas incisões em locais estratégicos e inaparentes. Através destas incisões mínimas são passadas as cânulas que aspiram a gordura excessiva por um aparelho que cria uma pressão negativa. As áreas mais frequentes de tratamento são o abdômen, dorso, flancos, culotes, entre-coxas, joelhos, braços e pescoço.
 

   A cirurgia é realizada com anestesia local ou geral, conforme o volume a ser aspirado. O tempo de cirurgia é muito variado e existe um volume limítrofe que pode ser aspirado com baixos riscos para o paciente. As técnicas modernas diminuíram em muito a agressão cirúrgica tornando a convalescença mais rápida e suave, mas dependendo de cada organismo e da cirurgia realizada. Logo após a cirurgia é colocada uma malha compressiva sobre as áreas operadas que diminuem em muito o edema e ajudam a reduzir a dor. Analgésicos e antibióticos são prescritos.
 

   O período de internação e decisão de alta variam conforme a extensão cirúrgica e da resposta do organismo, podendo os pacientes irem logo para suas casas, ficarem por algum tempo na sala de recuperação ou permanecem internados no hospital por 24 horas. A deambulação precoce é estimulada. As equimoses são muito comuns e costumam permanecer por cerca de dez dias. Os pacientes costumam voltar às atividades normais em uma semana. Massagens e drenagem linfática são estimuladas, mas o resultado final só aparece a partir dos 60 dias.
 

   A lipoaspiração permite alcançar resultados estéticos sobre os quais os pacientes não alimentavam mais esperanças. Se suas expectativas forem realísticas, provavelmente ficará muito satisfeito com o resultado. A paciente se sentirá mais confortável com suas roupas e mais à vontade com seu corpo. Além disto, associando uma correta alimentação e exercícios regulares, terá a manutenção de sua nova forma.

ABDOME - MÚLTIPLAS OPÇÕES TÉCNICAS

   A gestação ou a obesidade causam, num grau maior ou menor, tensões que provocam flacidez da pele, estrias, depósitos de gordura e afastamento da musculatura abdominal (diástase). A isto podem estar somadas cicatrizes de cirurgias anteriores e hérnias. Estas alterações podem ser corrigidas pela plástica abdominal ou abdominoplastia.

   Em consulta médica o cirurgião examina, explica e desenha o passo-a-passo da cirurgia que está indicando. Pacientes obesos são orientados a atingir seu peso ideal e aos fumantes é solicitada uma abstinência do tabagismo. A técnica cirúrgica a ser empregada depende da necessidade de cada paciente, podendo variar de abdominoplastia clássica, lipoabdominoplastia, miniabdome e adição da técnica RAFT em qualquer uma das anteriores.
 

   A cirurgia é realizada sob anestesia geral e com duração aproximada de 150 minutos. Normalmente é feita uma incisão no sulco abdominal inferior, local em que a cicatriz resultante pode ser escondida e tornar-se menos aparente, dentro da área coberta pelas vestes íntimas. É retirado o excesso cutâneo e reaproximada a musculatura da parede abdominal. Na abdominoplastia e lipoabdominoplastia o umbigo fica com nova cicatriz externa. Já no miniabdome, não há cicatriz externa umbilical. É muito comum a realização de uma lipoaspiração regional concomitante em todas as técnicas.
 

   Após a cirurgia é colocada uma cinta abdominal que será mantida por 30 dias. Usualmente há permanência na sala de recuperação por algumas horas e o/a paciente fica em um quarto hospitalar até completar 24 horas. A deambulação precoce é recomendada, sem extensão completa do abdômen.
 

   Alguns movimentos são evitados e administrados analgésicos, e antibióticos. Edema e equimoses são comuns no pós-operatório. Os primeiros pontos são retirados com 7 dias e os restantes com 14 dias. A drenagem linfática é recomendada aos 15 dias. Progressivamente são liberados os movimentos e exercícios, mas o resultado definitivo só aparecerá ao final de dois a quatro meses. 
 

   O objetivo da cirurgia é restituir ao abdômen o seu equilíbrio de forma e movimento, o que servirá também para prevenir doenças da coluna vertebral. O tamanho da cicatriz no sulco abdominal inferior dependerá do excesso de pele pré-existente. O resultado estético costuma ser altamente compensador e a forma abdominal, pela reaproximação dos músculos na linha média e exercícios recomendados, volta à normalidade.

CIRURGIA ÍNTIMA

   Pequenos Lábios - A ninfoplastia, ou redução dos pequenos lábios vaginais, é a cirurgia íntima feminina mais comum. A hipertrofia dos pequenos lábios pode ser de origem congênita ou por outras causas com oscilações de peso ou trauma. As queixas são funcionais e estéticas, interferindo na vida sexual, higiene pessoal, dificuldades para vestir roupas justas e atrito local.

   O receio das pacientes reside na possibilidade de cicatrizes e alterações. A cirurgia, quando bem indicada, é simples e proporciona resultados satisfatórios, com cicatrizes imperceptíveis.
   

   O procedimento é feito com anestesia local, peridural ou geral,  com suturas simples de fios absorvíveis. Analgésicos e anti-inflamatórios são prescritos, além de compressas frias locais para redução do edema. A recuperação é rápida, com retorno às suas atividades em poucos dias. Relações sexuais devem ser evitadas até cicatrização completa.


   Grandes Lábios – é possível a redução ou aumento do volume. Em caso de queixa de grande volume, a redução pode ser feita com incisões e retirada de pele ou lipoaspiração. Para as pacientes que buscam aumento nos casos de grandes lábios finos e reduzidos, a enxertia de gordura é o procedimento de nossa escolha.

PREENCHIMENTOS - ÁCIDO HIALURÔNICO OU GORDURA

     Ao longo dos anos, o envelhecimento causa perda de volume de gordura na face e a flacidez da pele e dos ligamentos promove um descenso das estruturas. Nada substitui a cirurgia do lifting facial quando indicada, pois não há outra maneira de recolocar os tecidos em seus locais de origem e de remover os excessos de pele. O face-lift é indicado no momento em que estes sinais ultrapassaram o ponto em que não podem mais ser atenuados pelos preenchimentos.

   Os preenchimentos com injeções de gordura ou acido-hialurônico têm suas indicações como coadjuvantes da cirurgia ou quando usados isoladamente.


   São particularmente valiosos, se feitos com perícia, para corrigir lábios finos ou apagados, pequenas rugas periorais, sulcos nasogenianos afilados e pronunciados e aqueles verticais entre as sobrancelhas, projetando áreas para maior destaque ou volumizando regiões afetadas por perda de gordura. São, porém totalmente contra-indicadas as infiltrações excessivas que deformam o rosto irremediavelmente. 
 

   Como em todos os casos, há necessidade de uma boa consulta prévia para um correto diagnóstico do que deve ser feito em cada região facial. Um preenchimento mal indicado acentua o defeito e soma uma deformidade. Nos dias de hoje, a cirurgia plástica em sua contínua evolução tem um extenso arsenal de soluções para postergar e compensar o envelhecimento facial. O rejuvenescimento está cada vez mais ao alcance e há uma multiplicidade de soluções que podem ser escolhidas em consenso com seu médico.

TOXINA BOTULÍNICA A - BOTOX®

   O uso de Toxina Botulínica também produz ótimos resultados com seu uso isolado ou como coadjuvante da cirurgia da face. Tem excelente indicação na correção dos “pés de galinha” e nas rugas frontais. Tem sua ação como neuroparalizador, bloqueando a ação muscular no local onde é injetada.

   É considerada um dos mais revolucionários métodos de rejuvenescimento facial. Sua eficácia e segurança, em procedimentos estéticos, já estão comprovadas.
 

   Sua aplicação é feita em consultório, seu efeito começa 72 horas depois e atinge seu pico em torno de 15 dias. O período de duração varia entre 4 e 6 meses, com menor duração conforme o nível de metabolização da droga pelo organismo.
 

   A toxina botulínica está indicada para todas as idades adultas, com diferentes objetivos de tratamento. Seja para prevenção de rugas que ainda não se tornaram marcadas, como o tratamento das que já se tornaram evidentes. É um procedimento indicado tanto para mulheres como homens, é claro que com objetivos e resultados diferentes. 

bottom of page